Nessa época de mudanças e de adaptação ao mundo novo, não há mais emprego estável como se conhecia no passado. Já sabemos disso! A razão da estabilidade hoje tem a ver com a competência e não mais com o correto cumprimento de horários ou com a simples relação de amizade com quem decide. Também sabemos a respeito!

Entretanto, os resultados são a razão da permanência de uma pessoa na empresa.

Competência é aptidão para o trabalho. É o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes), que forma o conjunto de capacidades para se agir em determinada situação – é a chave do sucesso profissional de quem quer que seja. Conhecimentos e habilidades tornam a pessoa capaz, o que significa ter experiência e aptidão para desenvolver determinada atividade. Parece muito simples, mas não é!

Vamos à prática. Coloque no papel, ou melhor, no word (mundo novo), três colunas: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, e identifique suas capacidades, ao menos com dez fatores em cada termo. Atenção! Não anote suposições, mas sim, as suas legítimas habilitações.

Exemplo: Conhecimento (técnicas de negociação trabalhista) – Habilidade (firmar acordo conciliando interesses entre as partes) – Atitude (manter as bases do acordo pessoalmente). Atenção novamente: esses três termos precisam estar interligados, ou seja, ao definir o primeiro, os dois seguintes devem estar relacionados a ele.

Muito bem, ao construir o seu quando de competências, conforme a sua ocupação, cargo ou pretensão, avalie o que falta no seu portifólio profissional, e o que necessita ser reciclado para concorrer em igualdade de “armas”.

Está pronto? Está seguro? Então, ‘venda’ as suas qualidades. Use o CHA com convicção.

Alguns pontos a mais para refletir:

“Ter habilidade significa ser mais do que capaz, mais do que instruído, pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade seria, assim, um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.” (Voltaire, filósofo iluminista.)

“Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação‑problema é chamada por alguns educadores de competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá‑los é outra e posicionar‑se diante disso é outra.” (Philippe Perrenoud, doutor em sociologia e antropologia, professor da Universidade de Genebra, Suíça, e uma referência para educadores.)

Em outras palavras: não há trabalho feito de forma competente sem o uso do conhecimento. Do mesmo modo, não há decisões coerentes e apropriadas sem habilidades, e não há comprometimento sem atitudes.

Vá em frente! Você pode, mas se achar que não pode, mesmo podendo, não conseguirá. Sucesso!!!

Carlos Mina Consultoria
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.